Junta de Freguesia do norte de Portugal está a oferecer senhas mensais de 20 euros, a famílias carenciadas, para que estas possam adquirir os bens que necessitam, através de compras em mercearias e num talho do concelho
Junta de Freguesia do norte de Portugal está a oferecer senhas mensais de 20 euros, a famílias carenciadas, para que estas possam adquirir os bens que necessitam, através de compras em mercearias e num talho do concelho a Junta de Freguesia de Barcelos está a distribuir senhas mensais no valor de 20 euros, pelas famílias carenciadas. Uma ajuda que permite, a estas pessoas, fazerem compras em três mercearias e num talho do concelho, estabelecimentos que têm acordos com a Junta. No final de cada mês, estes estabelecimentos comerciais apresentam as senhas à Junta, que procede ao respetivo pagamento.
De acordo com alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia de Barcelos, numa fase inicial, a ajuda reportava-se apenas às mercearias, que é onde as pessoas encontram a grande parte daquilo que precisam para comer, mas entretanto alargou-se também a um talho, referiu à agência Lusa. Tal ficou a dever-se a uma pessoa que foi à Junta levantar a senha e que confessou que os filhos não comiam carne há quatro meses. Considerando os casos, as senhas podem ainda ser desviadas para outros bens de primeira necessidade, como, por exemplo, o gás, explicou o autarca.
a procura tem aumentado muito nos últimos tempos, referiu alberto Martins. Os pedidos de ajuda, resultam, sobretudo, do aumento do desemprego num concelho onde o têxtil, que era o principal setor empregador, está a definhar. De acordo com o autarca, no final de 2011 eram à volta de 30 as pessoas que recebiam aquela ajuda mensal, sendo que atualmente ascendem já a mais de 50.