Católicos da Polónia residentes no algarve têm apoio espiritual prestado por um sacerdote. a pensar nesta comunidade de imigrantes, a diocese algarvia disponibilizou uma igreja para que os crentes possam assistir às celebrações religiosas em polaco
Católicos da Polónia residentes no algarve têm apoio espiritual prestado por um sacerdote. a pensar nesta comunidade de imigrantes, a diocese algarvia disponibilizou uma igreja para que os crentes possam assistir às celebrações religiosas em polacoDariusz Jan Pestka é um padre de 40 anos que está a dar apoio espiritual aos católicos polacos que residem no algarve. Natural do norte da Polónia, o sacerdote acompanha uma comunidade imigrante, constituída por cerca de 140 elementos, que se reúne uma vez por mês para celebrar a eucaristia na igreja de Vilamoura, disponibilizada pela diocese do algarve, para a realização da celebração em polaco. Segundo a Folha do Domingo, este ano, pela primeira vez, os católicos polacos residentes no sul de Portugal vão celebrar a missa do dia de Natal e, poucos dias depois, vão assinalar o Dia de Reis.

Ordenado no seu país natal, Dariusz Pestka veio há 11 anos para Portugal, com o objetivo de aprender língua portuguesa para seguir para o Brasil. No entanto, os planos não foram cumpridos e o sacerdote permaneceu em solo português até hoje. Desde então foi pároco de várias paróquias em Portugal e, este ano, está na diocese algarvia, onde, além de prestar assistência espiritual aos imigrantes polacos e presidir à celebração da eucaristia no Carmelo de Faro, está a frequentar o mestrado em Psicologia Social e das Organizações, na Universidade do algarve.