Como o mote «Fé e cultura vocacional», vai decorrer em Fátima, na basílica da Santíssima Trindade, dias 26 e 27 deste mês, um fórum que vai reunir participantes de todo o país
Como o mote «Fé e cultura vocacional», vai decorrer em Fátima, na basílica da Santíssima Trindade, dias 26 e 27 deste mês, um fórum que vai reunir participantes de todo o paísSubordinado ao tema Fé e cultura vocacional, inicia hoje, 26 de outubro, o Fórum Nacional das Vocações que vai decorrer na Capela da Morte de Jesus, situada no piso inferior Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima. O encontro, que termina sábado, dia 27, é destinado às equipas diocesanas da pastoral das vocações, congregações e institutos de vida consagrada, e pretende ser uma ocasião para fazer uma reflexão sobre os desafios e oportunidades que se apresentam nesta área. Para Virgílio antunes, bispo de Coimbra e presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios, organismo que promove a iniciativa, a ausência de uma cultura de fé onde as vocações se desenvolvam e um estilo de vida materialista torna muito difícil a entrada de Deus nos corações dos jovens, disse à agência Ecclesia.
De acordo com o prelado, o mais comum é a Igreja católica se deparar hoje com jovens tão ocupados com as suas tarefas quotidianas, o estudo, o trabalho, a vida familiar, as atividades culturais ou desportivas, os objetivos laborais e financeiros que se mostram completamente fechados a Deus. Virgílio antunes considera que as novas plataformas de comunicação são um dos diversos meios que podem ser utilizados para chegar aos mais novos. a Igreja tem de colocar a tecnologia ao serviço de uma cultura vocacional, sem desvirtuar aquilo que é a mensagem cristã e a verdade do Evangelho, explicou.

Entre os vários momentos que o programa do encontro contempla, está agendada uma conferência sobre O dinamismo vocacional da fé por João Duque, e outra sobre Orientações pastorais para a promoção das vocações ao Ministério Sacerdotal, orientada por José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda. Os destinatários e sujeitos da Cultura vocacional por José Miguel Pereira, sacerdote, e Desafios e perspetivas para uma Cultura Vocacional por Helena Oliveira, religiosa, vão ser os temas das restantes preleções.