No espaço europeu, há países que exercem domí­nio sobre outros, refere Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, numa entrevista onde confessou ter ficado «perplexo» com atribuição do Nobel da Paz à União Europeia
No espaço europeu, há países que exercem domí­nio sobre outros, refere Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, numa entrevista onde confessou ter ficado «perplexo» com atribuição do Nobel da Paz à União Europeia Se a Europa não arrepiar caminho, há o risco de uma conflitualidade que pode ser muito maior do que as pequenas quezílias que têm acontecido, alerta Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, numa entrevista publicada na agência Ecclesia. Quando temos no espaço europeu países de primeira e países de segunda e prevalece o domínio de uns países sobre os outros, não sei como pode haver tranquilidade e harmonia, refere o presidente da organização humanitária da Igreja Católica, que admitiu ter ficado perplexo com a decisão de atribuir o Nobel da Paz à União Europeia.
O responsável critica o aumento de impostos previsto na proposta de Orçamento de Estado para 2013 e declara que quem governa o mundo é o poder económico. O capital tem de ser um meio e não um fim absoluto, como tem sido até agora, observa. Para o presidente da Cáritas Portuguesa, a existência de paraísos fiscais é uma prova da desresponsabilização do bem que devia ser para todos. Nunca se conseguirá ter uma justiça fiscal autêntica sem se destruir esse adamastor, assinala, referindo-se aos chamados offshores’.
Por considerar que as metas são muito altas, o responsável nacional pela organização católica de solidariedade e ajuda humanitária defende uma renegociação do prazo do programa de assistência da troika’ (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional). Na mesma entrevista, Eugénio Fonseca diz recear uma radicalização nas reações da população perante as medidas de austeridade: as pessoas sofrem e não sabem porque fazem esta austeridade. Espero e desejo muito que as pessoas não enveredem por caminhos duma radicalidade extrema.