Organismos envolvidos na ação da pastoral juvenil fazem uma leitura «muito escassa» do meio envolvente, revela um questionário realizado às dioceses portuguesas, ontem apresentado pelo sociólogo alfredo Teixeira
Organismos envolvidos na ação da pastoral juvenil fazem uma leitura «muito escassa» do meio envolvente, revela um questionário realizado às dioceses portuguesas, ontem apresentado pelo sociólogo alfredo Teixeira a pastoral juvenil deve investir na leitura do meio onde realiza a sua ação, disse alfredo Teixeira, sociólogo, referindo-se ao resultado de um inquérito realizado às dioceses portuguesas,para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ligadas à pastoral juvenil. aquilo que me pareceu claro é que os atores envolvidos têm uma perceção mais rica daquilo que é o seu próprio dinamismo interior, aquilo que são as lógicas da sua ação, as suas atividades, a forma como as organizam, mas pareceu-me muito escassa a leitura que fazem do meio envolvente, referiu alfredo Teixeira.
Os resultados do questionário revelam que a maior parte dos dinamismos envolvidos na ação da pastoral juvenil estão muito centrados sobre si próprios, sobre a sua lógica de ação e talvez menos atentos, a isto que podemos chamar de culturas juvenis, disseo sociólogo. Nesse sentido, alfredo Teixeira acredita que existe o risco de ter uma pastoral de reprodução, em que há uma manutenção de determinados dinamismos, sem que os organismos se confrontem verdadeiramente com aquilo que é o mundo e o meio envolvente. Realizado a todas as dioceses do país, o inquérito tinha o objetivo de dar a perceber como é que os diferentes dinamismos da pastoral juvenil têm consciência da sua própria ação.

alfredo Teixeira apresentou os resultados no âmbito de uma palestra subordinada ao tema Olhar a Pastoral Juvenil em Portugal: Lógicas de ação pastoral e culturas juvenis, nasexta-feira, 19 de outubro, nas primeiras Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, que estão a decorrer no Centro Missionário da Consolata, em Fátima. a iniciativa, promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil termina sábado, dia 20, e analisa os desafios da fé e da nova evangelização.