acontecimento eclesial da Ordem Hospitaleira e família de São João de Deus vai realizar-se em Fátima, a partir deste sábado, 20 de outubro. Capítulo geral traz à Cova da Iria muitas pessoas ligadas à congregação, de vários pontos do globo
acontecimento eclesial da Ordem Hospitaleira e família de São João de Deus vai realizar-se em Fátima, a partir deste sábado, 20 de outubro. Capítulo geral traz à Cova da Iria muitas pessoas ligadas à congregação, de vários pontos do globo Os cinco continentes vão estar representados em Fátima, com irmãos e colaboradores leigos da Ordem Hospitaleira e Família deSão João de Deus, para o capítulo geral. No total, a assembleia vai reunir, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, junto ao Santuário de Fátima, 80 irmãos provenientes de 20 países, uma vice-província e duas delegações gerais, juntamente com 20 colaboradores leigos, de 22 de outubro a 9 de novembro.
Trata-se de um desafio de como uma Ordem Religiosa de irmãos consagrados do século XVI vai refletir sobre a identidade de si mesma e da família de São João de Deus que abrange os consagrados, os colaboradores leigos contratados, os voluntários e benfeitores, e por último, mas não os últimos, os doentes e necessitados assistidos pela hospitalidade dos primeiros, refere um comunicado enviado à imprensa. O primeiro objetivo do Capítulo passa por alargar a participação do espírito e carisma deSão João de Deus a todos os envolvidos nesta família sem enfraquecer ou desvirtuar este dom do Espírito Santo concedido tão abundantemente ao Fundador, pode ler-se na nota.
Durante três semanas, o tema central será a Família de São João de Deus ao serviço da Hospitalidade, escolhido para tentar aprofundar, esclarecer e vislumbrar novos horizontes para o futuro da hospitalidade que a Ordem desenvolve em 53 países, através de 311 obras apostólicas, e prestando assistência e cuidados de saúde a uma média de 20 milhões de pessoas todos os anos.