aos 24 anos, Isabel Fernandes é vencedora do prémio europeu na categoria de «Melhor Voluntário». a jovem, desempregada, recebe o prémio esta noite, em Florença, Itália
aos 24 anos, Isabel Fernandes é vencedora do prémio europeu na categoria de «Melhor Voluntário». a jovem, desempregada, recebe o prémio esta noite, em Florença, ItáliaIsabel Fernandes, de 24 anos, natural de Vila Nova de Famalicão, recebe na noite desta sexta-feira, 19 de outubro, o prémio europeu na categoria de Melhor Voluntário, que será atribuído pela active Citizens of Europe awards, em Florença, Itália. Não necessito de prémios, porque esses tenho-os sempre no terreno, nos sorrisos e abraços que recebo ao final do dia, disse a jovem, citada pelo Público, sem esconder uma pontinha de orgulho por ser o rosto de todos os que trabalham para os projetos de voluntariado. Isabel Fernandes esteve em Moçambique durante um ano a coordenar uma equipa da aTaCa (associação de Tutores e amigos da Criança africana), que apoia 900 pessoas, sobretudo crianças, em pobreza extrema. a ataca abriu-me as portas em 2011, quando me selecionou para o projeto e parti rumo à minha casa. É assim que a jovem se refere a África e ao programa que a levou ao trabalho comunitário, na província de Gaza, no sul de Moçambique.
Sou a prova de que todas as doações chegam aquelas crianças e de que vemos os resultados. Por exemplo, quem não tinha sequer uma casa a que se pudesse chamar casa, agora pode ter uma latrina melhorada, algo a que damos imensa importância por todas as razões de higiene e segurança sanitária. E as crianças podem ter uniforme, que é um passaporte para irem à escola, explicou Isabel Fernandes.
Licenciada em Psicologia e atualmente desempregada, a jovem só pensa em voltar para África. Para isso, a voluntária trabalha na Kutsemba, associação que criou juntamente com outros voluntários, e que conta com 25 pessoas que em Portugal prestam apoio a várias comunidades moçambicanas com material escolar, jogos didáticos e roupa.
a cerimónia de entrega do prémio europeu de Melhor Voluntário acontece, esta noite, pelas 20h30, no Palácio Medici, em Florença. O painel de júris foi constituído por elementos da Comissão Europeia, organizações da sociedade civil e por voluntários. Em 2009 Isabel Fernandes já tinha estado em Moçambique, ao abrigo de um outro programa de voluntariado da organização não governamental associação e Integração para o Desenvolvimento Global.