a partir da audiência geral desta quarta-feira, dia 17, Bento XVI decidiu interromper o tema da escola da oração que vinha tratando neste encontro semanal, para desenvolver até novembro de 2013 um novo ciclo de catequeses sobre o Credo, o símbolo da Fé.
a partir da audiência geral desta quarta-feira, dia 17, Bento XVI decidiu interromper o tema da escola da oração que vinha tratando neste encontro semanal, para desenvolver até novembro de 2013 um novo ciclo de catequeses sobre o Credo, o símbolo da Fé. É compreensível esta decisão do Papa de recorrer ao Credo para as suas catequeses ao longo do ano da Fé. É uma síntese admirável da fé cristã e uma ocasião única para que o Símbolo da Fé possa ser mais conhecido, compreendido e rezado. O objetivo é claro: Com estas catequeses, queremos percorrer um caminho que leve a reforçar ou a reencontrar a alegria da fé em Jesus Cristo, único Salvador do mundo.

Bento XVI justifica esta sua opção ainda por outro motivo, ao qual se tem referido muitas vezes nas suas alocuções: O nosso mundo de hoje está profundamente marcado pelo secularismo, relativismo e individualismo que levam muitas pessoas a viver a vida de modo superficial, sem ideais claros. Por isso, é essencial redescobrir como a fé é uma força transformadora para a vida: saber que Deus é amor, que se fez próximo aos homens com a Encarnação e se entregou na cruz para nos salvar e nos abrir novamente a porta do céu. De facto, a fé não é uma realidade desconectada da vida concreta.

O Santo Padre acentuou ainda mais a relação entre vida e fé e a importância que é perceber este vínculo entre as verdades expressas no Credo e a vida quotidiana do cristão. Para isso é preciso que o Credo, o Símbolo da Fé, seja mais conhecido, compreendido e rezado. Nele encontramos as fórmulas essenciais da fé: as verdades que nos foram fielmente transmitidas e que constituem a luz para a nossa existência.
Dando as boas-vindas aos grupos de visitantes do Brasil e aos demais peregrinos de língua portuguesa, Bento XVI agradeceu a sua presença e augurou que este ano possa ajudar os cristãos a crescer na fé e no amor a Cristo, para que aprendam a viver a vida boa e bela do Evangelho.