Um cidadão português foi condenado à morte na China. O seu caso está neste momento em apreciação no Supremo Tribunal Popular da China, e caso a sentença seja ratificada, Lau Fat-wai poderá ser executado dentro de uma semana
Um cidadão português foi condenado à morte na China. O seu caso está neste momento em apreciação no Supremo Tribunal Popular da China, e caso a sentença seja ratificada, Lau Fat-wai poderá ser executado dentro de uma semanaLau Fat-wai, cidadão de etnia chinesa mas naturalizado português, foi condenado à morte. De acordo com a amnistia Internacional, o português fez um apelo ao Supremo Tribunal Popular da China que tem o poder de confirmar ou mandar rever esta sentença. Se este tribunal confirmar a decisão, Lau Fat-wai poderá ser executado dentro de uma semana.

No seu portal online, a amnistia Internacional está a promover uma petição que apela a Hu Jintao, Presidente da República Popular da China, que impeça a execução de Lau Fat-wai e para que lhe seja permitido receber visitas da família, que não vê desde 2006, bem como um eventual acesso a tratamento médico. Lau residia em Macau, onde obteve o último passaporte português, em 2003, e Bilhete de Identidade, em 2004. acusado de transportar drogas e de contrabandear materiais para fabrico de estupefacientes, Lau Fat-wai foi detido na China em abril de 2006. Condenado à morte pelo Tribunal de Guangzhou, na China, em 2009, viu a sentença confirmada em segunda instância em setembro de 2011. O caso está ainda em apreciação no Supremo Tribunal Popular. Segundo a organização que defende os Direitos Humanos, independentemente dos delitos que lhe são imputados, a pena de morte é um castigo desumano e inútil.