ONU vai ajudar o afeganistão a combater os efeitos da mudança do clima. a iniciativa quer chegar a comunidades vulneráveis e fortalecer a capacidade das instituições afegãs face aos riscos colocados pelas alterações climáticas
ONU vai ajudar o afeganistão a combater os efeitos da mudança do clima. a iniciativa quer chegar a comunidades vulneráveis e fortalecer a capacidade das instituições afegãs face aos riscos colocados pelas alterações climáticasO programa é o primeiro do género neste país sem litoral, onde quatro quintos da população está diretamente dependente de recursos naturais para o seu rendimento e sustento, mas onde as catástrofes e eventos climáticos extremos – incluindo a seca, tempestades de areia e invernos rigorosos – têm afetado mais de 6,7 milhões de pessoas desde 1998.
O Programa ambiental da ONU (UNEP), que será a principal agência da ONU envolvida nesta iniciativa de seis milhões de dólares (4,65 milhões de euros), realizada em parceria com o Governo do país, identificou o afeganistão como um dos territórios mais vulneráveis “‹”‹às mudanças climáticas por causa dos impactos potenciais e da capacidade limitada atual do Governo de Cabul em reagir a esses impactos.
as intervenções de iniciativa incluem a gestão e melhoria de eficiência de uso da água; a gestão de bacias hidrográficas baseada na comunidade; a melhoria da preparação dos campos para plantação; sistemas agroflorestais e agrossilvopastoris; sistemas de prevenção atempada e pesquisa climática; melhoria da segurança alimentar e gestão de pastagens.