Duzentas peças de vários estilos e de diferentes épocas vão ser tocadas ao longo de dez dias no II Festival Internacional de órgão do Porto. O evento vai levar à cidade invicta organistas portugueses e estrangeiros
Duzentas peças de vários estilos e de diferentes épocas vão ser tocadas ao longo de dez dias no II Festival Internacional de órgão do Porto. O evento vai levar à cidade invicta organistas portugueses e estrangeirosO Porto vai receber o II Festival Internacional de Órgão que contará com 19 concertos distribuídos por 13 igrejasda cidade. Entre os dias 11 e 20 de outubro, quatro organistas estrangeiros e dez portugueses vão executar um total de 200 peças, de 53 compositores. Em declarações à agência Lusa, o diretor do festival, cónego Ferreira dos Santos, destacou as obras de Bach, que descreveu como o príncipe da música para órgão, e sublinhou que o programa contempla peças de compositores de todas as épocas e estilos, do Barroco à atualidade. Para esta edição, a organização espera pelo menos 10 mil pessoas, querendo ultrapassar o número de visitantes da edição passada que se situou nas oito mil.
Segundo o diretor do festival, este ano, o evento vai homenagear o órgão da Sé do Porto, uma vez que a sua construção deu um grande impulso à música de órgão no país. De entre os organistas estrangeiros, Ferreira dos Santos destaca o espanhol Juan de la Rubia e o belga Ignace Michiels. Quanto aos músicos nacionais, a organização do festival optou por organistas de diferentes regiões de Portugal. ao longo dos 10 dias em que o festival vai decorrer, o espetador poderá ouvir concertos todos os dias pelas 12h00 e 21h30. O evento resulta de uma parceria entreo Secretariado Diocesano de Liturgia eo Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura do Porto. O programa pode ser consultado no portal online da diocese da cidade.