Itália deve dar prioridade aos direitos humanos na questão da migração, avisou perito independente da ONU. O Governo foi desafiado a não deixar que preocupações com a gestão da Política de segurança das fronteiras ofusque o tema
Itália deve dar prioridade aos direitos humanos na questão da migração, avisou perito independente da ONU. O Governo foi desafiado a não deixar que preocupações com a gestão da Política de segurança das fronteiras ofusque o temaO relator especial para os Direitos Humanos dos Migrantes, François Crépeau, dirigiu seis recomendações ao Governo de Roma, depois de ter estado nove dias de visita ao país, reunindo com representantes do governo, da sociedade civil e de organizações internacionais, assim como muitos migrantes.
as suas recomendações abordam a gestão das fronteiras externas da União Europeia, controladas pela Itália, que vão desde acordos a estabelecer com a Líbia e outros países vizinhos, como dando total acesso dos migrantes às organizações internacionais, bem como melhorando os sistemas de recurso para contestar as expulsões.
a Itália deve garantir que, em cooperação com a Líbia, nenhum migrante será devolvido para a costa líbia contra a sua vontade, seja pelas autoridades italianas, seja pelas líbias, com o apoio técnico e logístico de seus pares italianos, sublinhou Crépeau. Os acordos bilaterais entre a Itália e os seus vizinhos devem ter os direitos humanos como foco, rematou.