O mundo necessita de mais 1,7 milhões de professores para atingir a educação básica universal até 2015, o segundo dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)
O mundo necessita de mais 1,7 milhões de professores para atingir a educação básica universal até 2015, o segundo dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)Estas metas antipobreza – os ODM – foram definidas pelas Nações Unidas e, numa declaração conjunta para assinalar o Dia Mundial dos Professores, responsáveis da ONU apelaram, neste dia, à criação de ambientes de ensino de apoio, formação de professores e salvaguardas adequadas para os direitos dos professores.

Estes convidaram os governos a fornecer a formação exigida e os salários justos refletindo a importância da profissão, enquanto os professores, por sua vez, devem prestar contas aos seus alunos e comunidades.
Temos que quebrar o ciclo vicioso de declínio das condições de professores para melhorar a qualidade da aprendizagem para todos, acrescentou o texto. O mundo espera muito dos professores – que, por sua vez, têm o direito de esperar o máximo de nós.
a declaração foi emitida pela diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, pelo diretor executivo da UNICEF, anthony Lake, pela administradora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), Helen Clark, pelo diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, e pelo secretário-geral da Educação Internacional, que representa organizações de professores em todo o mundo, Fred van Leeuwen.