“Ditoso o que teme o Senhor e segue os seus caminhos”, canta-se no salmo responsorial da Eucaristia do 27º domingo do tempo comum
“Ditoso o que teme o Senhor e segue os seus caminhos”, canta-se no salmo responsorial da Eucaristia do 27º domingo do tempo comumapresenta-nos a primeira leitura (Génesis 2, 18-24) um dos factos mais comoventes da criação de todo o universo. adão, o rei indiscutível da criação, sente o primeiro ato da sua própria insuficiência, dos seus limites: o homem não é absoluto; é relativo. Sente-se só, incompleto, precisa de relacionar-se com algo de igual a si próprio; necessita de dialogar, exprimir o que lhe vai no coração para poder vencer a solidão que sente. O Senhor Deus enche-o dum sono profundo, quer dizer, Deus vai sozinho resolver o problema de adão, sem nenhuma cooperação da parte dele. E do que mais próximo está do coração de adão, uma costela, Deus cria Eva, e apresenta-a a adão. ao ver a sua companheira, fica adão embasbacado com a beleza dela e diz: Esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne.como se dissesse: Ei-la que é parte de mim próprio!. Estas palavras revelam um abismo incolmatável de superioridade entre os seres humanos e os animais. Tirada dos ossos e da carne de adão, a mulher a ele se unirá num vínculo indissolúvel e os dois tornar-se-ão uma só carne pela união matrimonial.

Feita duma costela de adão, Eva. as costelas têm a prioridade de proteger o coração de tantos perigos que poderiam mesmo dar-lhe a morte. E assim a mulher-esposa deve proteger o coração de seu marido para que este não vagueie à procura de outros objetos de amor: no matrimónio, a mulher tem esta sublime vocação de se comportar de maneira a sempre reter para si o amor do seu marido. através dos tempos, infelizmente, vastas vezes abusaram os homens e mulheres desta beleza da mulher com um utilitarismo culpável, reduzindo-a a uma fonte de receita mesmo financeira. Em vez de defender a pureza exclusiva do amor, foi a mulher levada a aviltar-se na sua essência de protetora do amor, rompendo a exclusividade definida por Deus nas palavras: Os dois serão uma só carne.

Mas a mulher por vocação permanece sempre aquela que compreende o amor e o defende. Inúmeras organizações poderosas trabalham para destruir esta imagem e manter a situação triste da mulher. Sabem que ela, a mãe dos viventes, que tem dentro de si a capacidade de guiar na bondade e na justiça os destinos e a vida da humanidade. Mas não o toleram e querem manter o espetro sinistro de muitas sociedades dos nossos dias. aos adãos da história atual compete exclamar às Evas de hoje: ah! agora sim! Para mim, és tu carne da minha carne, ossos dos meus ossos, coração do meu coração: coração da humanidade. Dizia-me um dia um dos homens mais homem e mais divino que jamais encontrei, e que tinha estudado e vivido muito a Bíblia: Cada vez que vejo uma mulher, eu vejo nela Maria de Nazaré!