Muitas das paróquias que davam as suas sessões ao longo da semana tentam agora colocá-las ao fim de semana porque as crianças chegam cansadas depois de um dia de escola
Muitas das paróquias que davam as suas sessões ao longo da semana tentam agora colocá-las ao fim de semana porque as crianças chegam cansadas depois de um dia de escola a catequese está a mudar. Nas paróquias onde a disponibilidade de catequistas e catequizados o permite, as sessões de catequese estão a passar para o fim de semana. O motivo? as crianças chegam cansadas, depois de um dia de aulas, refere Cristina Sá Carvalho, directora do Departamente de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC). Para fazer face ao problema, as dioceses estão a colocar a catequese ao fim de semana e a adequar os horários às necessidades das crianças, explica a responsável, em declarações à Fátima Missionária.

Hoje dar catequese não é nada fácil, afirma a psicóloga, adiantando que as sessões não são uma aula nem uma atividade extracurricular. Segundo a especialista, dar catequese ao público adulto é difícil: a catequese dos adultos é a mais complicada, admite. Quanto aos mais jovens, o comportamento destes pode dificultar o trabalho do catequista. Os adolescentes são muito indisciplinados, refere. Para Cristina Sá Carvalho, hoje os miúdos têm poucos hábitos de trabalho.

apesar das dificuldades, a especialista considera que a catequese evoluiu muito, contribuindo para isso a reformulação que os catecismos têm vindo a sofrer nos últimos anos. Os catecismos são mais estimulantes, e têm pedagogias mais sofisticadas, explica. Questionada sobre se a catequese uma vez por semana é suficiente para fazer um acompanhamento dos alunos, a psicóloga referiu que existem no país localidades que já implementaram novas dinâmicas. Há paróquias que têm os encontros de catequese mais prolongados, onde as crianças têm uma tarde ou uma manhã para atividades ligadas à comunidade, mas também têm tem tempo para lanchar e brincar.