Na sua catequese habitual desta quarta-feira, Bento XVI, na Praça de São Pedro, relevou a importância da oração litúrgica como expressão comunitária da Igreja. «Participando da liturgia, assumimos a língua da mãe Igreja, aprendemos a falar nela e por ela»
Na sua catequese habitual desta quarta-feira, Bento XVI, na Praça de São Pedro, relevou a importância da oração litúrgica como expressão comunitária da Igreja. «Participando da liturgia, assumimos a língua da mãe Igreja, aprendemos a falar nela e por ela»Falando para cerca de trinta mil pessoas afirmou que a oração cristã consiste em olhar constantemente e de modo sempre novo para Cristo, falar com Ele, estar em silêncio com Ele, ouvi-lo, agir e sofrer com Ele. ao identificar-nos com Ele, sentindo-nos uma só coisa, redescobrimos a nossa identidade de filhos que veem a Deus como um Pai, repleto de amor. Mas – ressaltou o Papa – só na Igreja Cristo pode ser descoberto e conhecido como Pessoa vivente. Ela é o seu Corpo’.

Como é que se aprende a rezar? Perguntou o Papa logo no início da sua catequese. E responde: Dirigindo-me a Deus como Pai, rezando com a Igreja, aceitando o dom das suas palavras que pouco a pouco se tornam familiares e adquirem sentido. O diálogo que Deus estabelece connosco inclui sempre o com’; não se pode rezar a Deus de modo individualista porque não lhe falamos como indivíduos, mas como Igreja que reza; entramos na grande comunidade na qual o próprio Deus nos nutre.

Bento XVI insistiu na característica comunitária e universal da celebração da missa: até na liturgia das pequenas comunidades, está sempre presente a Igreja inteira. Não existem estrangeiros’ na comunidade litúrgica. Em toda celebração litúrgica, participa toda a Igreja: céu e terra, Deus e os homens. a liturgia cristã expressa o sim’ da comunidade, é por natureza católica, provém de tudo e conduz a tudo, em unidade com o Papa, com os Bispos, com os fiéis de todas as épocas e lugares. Quanto mais uma celebração for animada por esta consciência, mais frutuosamente se realiza nela o sentido autêntico da liturgia.

Falando em português, Bento XVI assim resumiu o seu pensamento: aprendei a viver bem a liturgia, pois esta é o caminho para dirigir o vosso olhar a Deus, superando todo o individualismo e egoísmo, através da comunhão com a Igreja viva de todos os tempos e lugares.