Jornalista foi a pé de Fátima a Santiago de Compostela, em Espanha, para recolher a história dos peregrinos dos dois santuários. a experiência deu origem a um livro, em forma de reportagem, com entrevistas, estudos e depoimentos
Jornalista foi a pé de Fátima a Santiago de Compostela, em Espanha, para recolher a história dos peregrinos dos dois santuários. a experiência deu origem a um livro, em forma de reportagem, com entrevistas, estudos e depoimentosalguma dor cura a alma é o título do novo livro do jornalista Carlos Ferreira, que conta a história dos peregrinos de Fátima e Santiago de Compostela (Espanha), dois dos maiores santuárioscristãos da Península Ibérica. a publicação, editada pela Chiado Editora, será apresentada no próximo sábado, dia 29 de setembro, às 11h30, na alfândega Cultural de Valença do Minho.
Espero que esta seja uma grande reportagem e não apenas uma reportagem grande. Uma espécie de reconciliação entre o jornalismo e os leitores, que permaneça para além da espuma dos dias. Este é o meu desejo mais íntimo e o meu humilde contributo para demonstrar que o anúncio da nossa morte profissional é uma notícia claramente exagerada, refere o autor à Fátima Missionária.
O livro contém entrevistas, depoimentos, estudos académicos dos diferentes conhecedores e estudiosos das peregrinações a Santiago de Compostela e a Fátima, dados estatísticos edepoimentos do arcebispo de Santiago de Compostela e do bispo da Diocese Leiria-Fátima. E resulta de uma caminhada solitária de 13 dias, entre a Cova da Iria e Santiago de Compostela.com 14 quilos de equipamento às costas, o jornalista percorreu 481 quilómetros, a uma média diária de 37 mil metros. Caminhei entre oito e dez horas por dia. E entrei na Catedral de Santiago de Compostela no dia 13 de Maio [de 2012], pelas 12h00, no momento em que, no altar do Mundo, 300 mil pessoas celebravam a primeira aparição de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos. Às vezes perguntam-me se fui por fé. Costumo responder: por alguma razão não terei ido a pé a Madrid, afirma Carlos Ferreira.