Costumamos dizer que é de casa que se trazem os ensinamentos que nos acompanham para a vida. assim foi também com os discípulos de Jesus. No Evangelho do domingo passado, já tinham recebido um grande ensinamento em casa
Costumamos dizer que é de casa que se trazem os ensinamentos que nos acompanham para a vida. assim foi também com os discípulos de Jesus. No Evangelho do domingo passado, já tinham recebido um grande ensinamento em casaSem grande vontade de entenderem o anúncio do sofrimento de Jesus, os discípulos preferiam pensar quem era o maior entre eles. Foi já em casa que Jesus lhes explica, com paciência, que entre eles deve reinar uma lógica marcada pelo serviço ao próximo. Tal porém não os impedirá de fazerem uma nova observação a Jesus. Incompreensões Desde a primeira hora, os discípulos tinham acompanhado Jesus no seu contínuo peregrinar entre o povo. Deste modo, tiveram a oportunidade de ver e ouvir os ensinamentos do Mestre. No entanto, os discípulos sentem muitas dificuldades para absorverem todo esse ensinamento. E, em certas ocasiões, demonstram mesmo aversão ao ensinamento, como é o caso desta observação. Julgaram-se no direito de impedir de expulsar demónios alguém que o fazia em nome de Jesus. Se juntarmos este episódio ao do domingo passado, em que os discípulos discutiam quem era o melhor, entendemos as dificuldades deles. Continuam com atitudes muito materiais, cheias de egoísmo e de protagonismo pessoal. Donos de Jesus Poderá o leitor, de forma inocente, julgar que os discípulos o fizeram para o bem de Jesus. Na verdade, o que estava em causa era a lógica de um grupo que se julgava detentor de Jesus. Só a eles cabia esse direito. Por outras palavras, sentiam-se donos de Jesus. É um perigo que pode estar presente nas nossas comunidades, quando se julgam melhores que os outros. Jesus ensina que a comunidade deve estar aberta e ser acolhedora, capaz de ver os sinais de Deus em tudo e todos. Uma comunidade que não o faz, é uma comunidade que julga possuir um privilégio e que não o quer partilhar com ninguém.

Ditos de JesusToda a segunda parte do evangelho traz ditos de Jesus, que o evangelista coloca aqui para ilustrar o ensinamento d’Ele.com o seu caráter hiperbólico e expressivo que eram muito usadas pelos pregadores daquele tempo, oferecem atitudes concretas que os discípulos de Jesus devem assumir na sua vida. Se não o fizerem é porque ainda não acolheram Jesus de verdade. O primeiro dito é uma advertência para não escandalizar os pequenos. O verbo escandalizar em grego tem a conotação de pedra de tropeço, algo que faz cair. É este o sentido que o texto quer dar a entender. Os discípulos não devem fazer cair os pequenos. Quem são estes pequenos? Poderíamos dizer que são os membros da comunidade que vivem numa situação de debilidade, de necessidade. O dever da comunidade é de não os afastar, mas de recordar-se de que estes têm um lugar especial na comunidade. Tal atitude é um interrogativo para verificar se é realmente assim que acontece nas nossas comunidades cristãs. Muitas vezes os pequenos parecem ser vistos como perturbadores da comunidade.

O segundo dito é ainda mais forte e usa uma linguagem ainda mais exagerada. Tal linguagem é, para nós hoje, assustadora e quase incompreensível. O ensinamento, porém, é claro: os discípulos de Jesus devem eliminar dentro de si todas as atitudes que não sejam compatíveis com a lógica apresentada por Jesus.