a crise económica está a alterar os papéis nas famílias portuguesas, com os filhos a preocuparem-se com os pais e os seus problemas, defende Sofia Nunes da Silva, psicóloga Clínica
a crise económica está a alterar os papéis nas famílias portuguesas, com os filhos a preocuparem-se com os pais e os seus problemas, defende Sofia Nunes da Silva, psicóloga ClínicaCada vez mais casos associados à crise económica chegam às consultas de Sofia Nunes da Silva, terapeuta familiar. Para a psicóloga, a atual conjuntura económica e financeira está a inverter os papéis na família, com os filhos a preocuparem-se com os pais e os seus problemas. Nota-se uma maior preocupação das crianças em relação aos pais. Há uma espécie de inversão de papéis, defende a especialista da Unidade de Psiquiatria da Infância e da adolescência do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria, em declarações à agência Lusa.
Segundo Sofia Nunes da Silva, a atual situação está a obrigar a mudanças de hábitos e, para muitas famílias, esta é a primeira crise económica que estão a viver. as pessoas andam mais tensas, mais deprimidas e preocupadas. a terapeuta considera que a opção de muitos pais não falarem dos problemas com os filhos, numa tentativa de os proteger, é prejudicial porque as crianças são esponjas que absorvem tudo. Sem perceber bem o que se passa à sua volta, as crianças ressentem-se, explicou a psicóloga clínica à mesma fonte.
Sem colocar um ar dramático, a partir dos cinco ou seis anos, é saudável falar com os filhos sobre o que se passa, entende a especialista. Os miúdos têm direito a ser esclarecidos dos tempos diferentes que estão a viver e das mudanças que têm de fazer. Para as crianças é bom sentirem-se úteis e até pensarem o que poderão fazer para ajudar os pais, refere. Sofia Nunes Silva lança esta terça-feira, 25 de setembro, o livro Psicóloga de Família, às 18h30, no El Corte Inglés, em Lisboa. a obra aborda alguns dos problemas que afetam as famílias.