O secretário-geral da ONU veio pedir uma parceria global para promover progressos no desenvolvimento que os líderes mundiais se comprometeram a atingir até 2015. Relatório diz que ganhos significativos anteriores estão em risco devido ao declí­nio na ajuda
O secretário-geral da ONU veio pedir uma parceria global para promover progressos no desenvolvimento que os líderes mundiais se comprometeram a atingir até 2015. Relatório diz que ganhos significativos anteriores estão em risco devido ao declí­nio na ajudaO relatório traça um quadro preocupante, sublinhou Ban Ki-moon, no lançamento do 2012 Gap ODM Task Force Report (um relatório sobre falhas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio – ODM, de 2012), na sede da ONU em Nova Iorque (EUa). É claro que precisamos de uma parceria global para atingir os ODM até ao prazo de 2015.
Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, acordados pelos líderes mundiais na cimeira da ONU em 2000, estabeleceram metas específicas na educação, igualdade de género, saúde infantil e materna, estabilidade ambiental, redução do VIH/sida, redução da pobreza e uma parceria global para o desenvolvimento’.
Em março, Ban Ki-moon revelou que grandes progressos na concretização dos ODM, com vários alvos importantes – na pobreza, água, bairros de lata e na paridade entre rapazes e raparigas no ensino básico – tinham sido alcançados.