Num país com uma elevada taxa de raquitismo em crianças com menos de cinco anos, está a ser iniciado um programa que pretende melhorar a saúde alimentar
Num país com uma elevada taxa de raquitismo em crianças com menos de cinco anos, está a ser iniciado um programa que pretende melhorar a saúde alimentarNo Madagáscar, cerca de metade das crianças com menos de cinco anos sofre de raquitismo devido aos efeitos irreversíveis da desnutrição durante os primeiros mil dias de vida, informa a agência Fides. Baixo desenvolvimento cognitivo, morte prematura, bem como um maior risco de contrair doenças, são alguns dos riscos a que estas crianças estão expostas. Nesse país africano foi iniciado, em seis mil centros, um programa de nutrição com o objetivo de melhorar a saúde alimentar. Nestes espaços oferecem-se propostas nutricionais com aulas de culinária para incentivar o consumo de uma grande variedade de alimentos nutritivos de baixo custo, e faz-se a monitorização de crianças com idade inferior a cinco anos.

a República de Madagáscar é o sexto país africano que tem a maior taxa de raquitismo no mundo, e a pobreza é a causa principal, refere a mesma fonte. De acordo com estimativas publicadas pelo Southern africa Regional Food Security Update 2012, 80 por cento dos 20 milhões de habitantes de Madagáscar vivem com um dólar por dia ou até menos. as famílias pobres, por outro lado, gastam cerca de três quartos da sua renda na compra de alimentos.