Desemprego e alterações na vida social deixam portugueses desesperados e angustiados. Emoções que podem conduzir ao refúgio no álcool e na droga
Desemprego e alterações na vida social deixam portugueses desesperados e angustiados. Emoções que podem conduzir ao refúgio no álcool e na drogaO desemprego e a mudança de condição social estão a levar portugueses ao álcool e à droga. Duas problemáticas fomentadas pela crise. Neste momento, os dados mostram um aumento do alcoolismo, não só entre a classe jovem, mas também entre os de meia idade, acima dos 50. Pessoas que terão sido despedidas, estejam sem trabalho e que a vida social mudou quase radicalmente. Isso motiva um certo desespero e angústia, que pode conduzir a consumos e é habitual isto acontecer durante as crises, referiu João Curto, presidente da associação Portuguesa para o Estudo das Drogas e das Dependências, em declarações à Rádio Renascença.
No campo das toxicodependências, está a registar-se um aumento do consumo de anfetaminas e outras drogas sintéticas. São os consumos dos estimulantes cerebrais, como o ecstasy, que os vão adquirindo para substituir outros estimulantes, como a cocaína ou metanfetaminas, que são mais caras, disse João Curto à mesma fonte. a problemática esteve em análise na última sexta-feira, 21 de setembro, em Coimbra, pela associação Portuguesa de adictologia.