Duas dezenas de casas foram incendiadas no Quénia, o mesmo país onde foram descobertas valas comuns. as autoridades associam os ataques a comunidades rivais, mas a população denuncia a participação de políticos
Duas dezenas de casas foram incendiadas no Quénia, o mesmo país onde foram descobertas valas comuns. as autoridades associam os ataques a comunidades rivais, mas a população denuncia a participação de políticosVinte casas foram incendiadas em duas aldeias no distrito de Rio Tana, Quénia, um ataque que as autoridades inserem na espiral de violência entre comunidade rivais, que tem vindo a crescer desde o final do mês de agosto e já provocou mais de uma centena de mortos. Na região, os confrontos entre as tribos Oma e Pokomo, são motivados pela tentativa de controlo do território, das pastagens e fontes de água. No entanto, muitos habitantes acusam os políticos de estarem a incentivar os confrontos, com fins eleitorais.
O chefe da polícia da província costeira, aggrey adoli, confirmou à agência Misna uma notícia que circulava na imprensa queniana: a descoberta de valas comuns na zona de Garissa, onde decorreram outros confrontos em semanas anteriores. Os acontecimentos estão a ensombrar o próximo período eleitoral, trazendo à memória da população a onda de violência que ocorreu no final de 2007 e início de 2008, imediatamente depois das eleições gerais que causou a morte a cerca de 1300 pessoas e obrigou à deslocação de centenas de milhares de habitantes.