O país mais jovem de África registou cerca de 700 mil crianças em escolas primárias, entre 2005 e 2009. No entanto, quando comparado com outros países, o Sudão do Sul continua longe de atingir a educação universal para todos
O país mais jovem de África registou cerca de 700 mil crianças em escolas primárias, entre 2005 e 2009. No entanto, quando comparado com outros países, o Sudão do Sul continua longe de atingir a educação universal para todosO Sudão do Sul conseguiu matricular 700 mil crianças nas escolas entre 2005 e 2009, um número que corresponde ao dobro dos registos de crianças em apenas quatro anos, revela um estudo do Banco Mundial. Segundo o relatório Educação na República do Sudão do Sul: Status e Desafios para um Novo Sistema, uma criança sudanesa tem agora 60 por cento a mais de possibilidades de poder estudar, 40 por cento a mais que na década passada.

Contudo, o Sudão do Sul continua atrás de outros países africanos no que diz respeito à educação universal, informa a rádio das Nações Unidas. a mesma fonte adianta que o país tem vários desafios a cumprir, e um deles passa por matricular um milhão de crianças que vivem nas áreas rurais carentes. Será ainda necessário reduzir os índices de 60 por cento de abandono escolar em escolas primárias e melhorar a qualidade da aprendizagem. Outro dos problemas identificados é a superlotação das salas de aula, que em média chegam a ter 129 alunos.