«Quem perder a sua vida por minha causa e por causa do Evangelho, esse salvará a sua vida», afirma Jesus no evangelho da Eucaristia do 24º domingo do tempo comum
«Quem perder a sua vida por minha causa e por causa do Evangelho, esse salvará a sua vida», afirma Jesus no evangelho da Eucaristia do 24º domingo do tempo comumO texto apresenta-nos um dos momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo. Ele pergunta aos seus discípulos: quem dizem eles que é Jesus. Pedro responde: Tu és o Messias (o Filho de Deus vivo). a resposta de Pedro, afirma Jesus, foi inspirada pelo Pai do Céu. Os judeus do tempo de Jesus acreditavam que havia de vir um messias político, um descendente de David, que libertaria Israel do domínio estrangeiro (romano) e sujeitaria todos os povos da terra a este Rei messias. Depois da afirmação de Pedro, que Jesus era o Messias, Jesus proíbe os apóstolos de dizerem que Ele, era o Messias, para que esta afirmação não causasse excitações políticas em membros do povo judeu. Mas ao mesmo tempo Jesus define para os seus apóstolos e para todos os que O haviam de seguir o significado real da palavra messias’: O Filho do Homem, dizia Jesus de si próprio, tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto, e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia isto abertamente aos seus discípulos. Esta afirmação contrastava de tal modo com a ideia do Messias que se fazia. até o próprio apóstolo Pedro começou a censurar Jesus pelo que dissera. Jesus rejeita o protesto do seu discípulo Pedro e expõe claramente para sempre o que significa ser discípulo d’Ele: Quem quiser seguir-me, renegue-se a si mesmo, pegue na sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por minha causa e por causa do Evangelho, esse salvará a sua vida. Fica assim claramente definido o que é o messias e quem é Jesus.como dissera João Batista apontando para Jesus: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1, 29). Esse Cordeiro, quando imolado, realizará a salvação do mundo. É o Servo Sofredor de Deus (Isaías 53), que, levado à morte, tira todos os pecados do mundo com todas as suas consequências. Nas suas núpcias com a sua Esposa, a Igreja, na Jerusalém do Céu, o Cordeiro dará a todos os convidados a bem-aventurança eterna (apocalipse 19,7. 9). Fica assim corrigido para sempre o grande equívoco da história: Jesus, Filho de Deus, salvará a humanidade por meio da sua paixão, da sua morte e da sua ressurreição. Nele alegremo-nos, rejubilemos e a Ele dêmos glória.