Os fogos que fustigaram o distrito de Viseu na última semana são autênticos «ataques» ao meio ambiente, que prejudicam o «bem-estar geral» da população, lamenta Ilí­dio Leandro
Os fogos que fustigaram o distrito de Viseu na última semana são autênticos «ataques» ao meio ambiente, que prejudicam o «bem-estar geral» da população, lamenta Ilí­dio LeandroChamando ao fogo um inimigo que não respeita nada nem ninguém, o bispo de Viseu, Ilídio Leandro, condena a mão criminosa nos incêndios que destruíram mais de três mil hectares de floresta em todo o concelho, durante a última semana. Muitas pessoas sofreram estes ataques, com prejuízos múltiplos nos seus bens, atingindo a sua saúde, o seu ambiente, a sua paciência e o seu bem-estar geral, disse o prelado em nota pastoral. Condenamos todas as situações que, porventura, tenham tido início na vontade humana, fossem quais fossem as intenções ou as razões porque tenham sido iniciadas, referiu.
Em comunhão dorida com todas as vítimas, o bispo lembra aqueles que foram prejudicados nos seus haveres, mas também as crianças e jovens (nascidos e por nascer), [que] não vão herdar nem admirar matas, serras, localidades, ambientes tão belos como eram antes. Referindo-se aos autarcas, Ilídio Leandro reconhece que são impotentes perante atentados que, por vezes por inconfessáveis e injustificadas razões, causam a dor e a miséria à sua volta. O prelado saúda ainda os bombeiros e outros responsáveis da segurança e da proteção civil e ambiental que tudo têm feito e continuarão a fazer para proteger as florestas.