O país africano tem feito progressos notáveis na reconstrução das suas instituições, na recuperação económica e a consolidar os seus processos democráticos, desde o fim da guerra civil, mas necessita de se concentrar em desafios que permanecem
O país africano tem feito progressos notáveis na reconstrução das suas instituições, na recuperação económica e a consolidar os seus processos democráticos, desde o fim da guerra civil, mas necessita de se concentrar em desafios que permanecemO caminho é longo e tem escolhos, como a necessidade do reforço do Estado de direito, da reforma do setor de segurança e da reconciliação nacional. Desde 2003 que a Libéria se transformou de um Estado falhado num que caminha para a democracia e para uma paz duradoura, sublinhou a representante especial do secretário-geral e responsável da Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL), Karin Landgren.
as eleições presidenciais e legislativas de 2011 mostraram a capacidade de organizar um evento política e logisticamente complexo. a formação pacífica subsequente de um novo governo sinalizou uma maior estabilidade do país, afirmou.
Landgren afirmou ainda que com a Libéria perto de se tornar uma verdadeira história de sucesso, a UNMIL deve seguir um equilíbrio delicado: aplaudindo os sucessos e dando o nosso apoio, mas continuando a acompanhar a Libéria em áreas cruciais para a paz duradoura.