No dia da independência do país, os brasileiros saem à rua para uma manifestação popular que pretende dar visibilidade aos excluídos da sociedade. Os políticos estão proibidos de participar nas atividades
No dia da independência do país, os brasileiros saem à rua para uma manifestação popular que pretende dar visibilidade aos excluídos da sociedade. Os políticos estão proibidos de participar nas atividadesQueremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população, este é o tema de mais uma edição do Grito dos Excluídos que se vai realizar esta sexta-feira, 7 de setembro, no Brasil, dia da independência do país. a manifestação popular, que leva para a rua milhares de pessoas de diversas cidades do Brasil, pretende dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor novos caminhos para uma sociedade mais inclusiva.
Se todos somos iguais perante a lei, o Estado deveria garantir isso, disse Guilherme antonio Werlan, presidente da comissão episcopal Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, à agência EBC. além do tema principal, o Grito dos Excluídos vai abordar a violência contra os jovens, a corrupção, e, entre outras temáticas, a construção de barragens na região norte do país. Nós do Movimento dos atingidos por Barragens estamos a discutir a energia elétrica. Para que se produz energia elétrica no Brasil e para quem? a quem é que essa energia vai servir? Os benefícios dela serão para o conjunto da população brasileira ou serão para algumas corporações nacionais e internacionais?, questionou Iury Charles Paulino, do movimento de Belo Monte, Brasil, à mesma fonte.
a iniciativa não permitirá a presença de partidos políticos na marcha.com todo respeito, candidatos só fora da corda, explicou o padre Genivaldo Garcia, em conferência de imprensa. Na atividade participam movimentos e pastorais sociais que promovem marchas, romarias, vigílias, seminários e cursos de reflexão, teatro, música, dança, e, entre outros, feiras de economia solidária.