a lei de Deus é uma experiência de liberdade e felicidade. O Papa convida a não perder o “sentido autêntico” da religião, que consiste em “viver na escuta de Deus para fazer a sua vontade”, afirmou Bento XVI durante a oração do angelus, em Castelgandolfo
a lei de Deus é uma experiência de liberdade e felicidade. O Papa convida a não perder o “sentido autêntico” da religião, que consiste em “viver na escuta de Deus para fazer a sua vontade”, afirmou Bento XVI durante a oração do angelus, em CastelgandolfoO tema da lei de Deus é um elemento essencial da religião hebraica e também da religião cristã, explicou o Papa aos fiéis reunidos em Castelgandolfo, domingo, 2 de setembro. Esta lei é a sua Palavra que guia o homem no caminho da vida e fá-lo sair da escravidão do egoísmo, para o introduzir na terra da verdadeira liberdade e da vida. Na Bíblia, a lei é vista como o dom precioso do Senhor, o testemunho do seu amor paterno, da sua vontade de estar perto do seu povo, de ser o seu aliado e escrever com ele uma história de amor.

O grande risco é a tentação de colocar a própria segurança e a felicidade em algo que nada tem a ver com a Palavra do Senhor: Nos bens, no poder, em outras divindades que, na realidade, são vãs, são ídolos. Então a lei passa a ser um verniz, uma cobertura. a vida segue outros caminhos, outras regras, interesses muitas vezes egoístas, individuais e de grupo. Bento XVI advertiu: a religião perde o seu sentido autêntico, que é viver na escuta de Deus para fazer a sua vontade, que é a verdade do nosso ser, e reduz-se à prática de tradições secundárias que satisfazem mais a nossa necessidade humana de sentir-se bem com Deus.

Numa altura em que recomeçam as aulas, Bento XVI saudou os estudantes em várias línguas. É belo e necessário aprender. Fazei-o de coração. Descobri também vós a alegria da amizade!. E acrescentou: O tempo do desporto e do lazer é importante. Mas o tempo para a família e para Deus é ainda mais importante. O Papa recomendou aos pais e professores que encorajem o justo equilíbrio entre ambos.