Os Jogos Paralí­mpicos de Londres 2012 tiveram início esta quarta-feira com a chama olí­mpica a acender-se de novo no Estádio olímpico. as Nações Unidas elogiaram este evento desportivo como uma festa de inclusão e de capacitação das pessoas com deficiência
Os Jogos Paralí­mpicos de Londres 2012 tiveram início esta quarta-feira com a chama olí­mpica a acender-se de novo no Estádio olímpico. as Nações Unidas elogiaram este evento desportivo como uma festa de inclusão e de capacitação das pessoas com deficiênciaOs atletas paralímpicos alcançam performances notáveis “‹”‹e têm a oportunidade, a cada dois anos, de brilharem sob os holofotes e mostrarem ao mundo do que são capazes, sublinhou esta quarta-feira Wilfried Lemke, representante especial do secretário-geral da ONU para o Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, numa cerimónia de inauguração do Muro Paralímpico na Vila Olímpica, na capital britânica.
O desporto é um equalizador maravilhoso e uma ferramenta muito eficiente para garantir a inclusão. Certamente que se pode colocar todos num mesmo nível no campo de jogo, acrescentou Lemke.
Os Jogos Paralímpicos de 2012 são a décima quarta edição do evento desportivo e também os maiores paralímpicos de sempre a realizarem-se, com mais de 4200 atletas de 166 países competindo em 21 desportos. Portugal tem uma delegação de 30 atletas.