Um escândalo leva os líderes judaicos à Galileia. Descem de Jerusalém e confrontam Jesus. a crí­tica não amedronta o Mestre que colhe a ocasião para transmitir o seu ensinamento, conduzindo o homem ao interior do seu coração
Um escândalo leva os líderes judaicos à Galileia. Descem de Jerusalém e confrontam Jesus. a crí­tica não amedronta o Mestre que colhe a ocasião para transmitir o seu ensinamento, conduzindo o homem ao interior do seu coraçãoagosto chegou ao fim. E com ele o discurso sobre o pão que nos acompanhou. Jesus apresentou-se como o verdadeiro pão, o único capaz de saciar a fome da humanidade. as autoridades religiosas do seu tempo e até alguns discípulos sentiram dificuldades em entender as suas palavras. Ou melhor, em aceitar estas palavras, que convidavam a uma mudança de mentalidade. assim, enquanto uns murmuram contra Jesus, outros afastam-se mesmo. No evangelho do 22º domingo do tempo comum temos a reação de um grupo de líderes judaicos que após o milagre da multiplicação do pão, descem de Jerusalém ao encontro de Jesus para o confrontarem. O motivo da disputa é o não lavar das mãos por parte dos discípulos de Jesus. acusação a Galileia era conhecida como região de contacto de vários povos, por este motivo, acontecera uma suavização das leis judaicas. as autoridades vindas de Jerusalém, de imediato, notam esta suavidade por parte dos discípulos de Jesus. O evangelista esforça-se por dar a conhecer o motivo do escândalo, ao relatar os costumes judaicos. anotando mesmo que os judeus têm muitos outros costumes. Na verdade, a lei de Moisés se desdobrara em muitíssimas normas que deveriam ser obedecidas e que pesavam no dia a dia das pessoas. Resposta a critica dos líderes religiosos não ficou sem resposta. Jesus colhe a ocasião para transmitir o seu ensinamento, acusando os líderes de se preocuparem exclusivamente com aspetos exteriores. Jesus usa um texto bíblico, que atribui a Isaías, para mostrar como a acusação já não é nova. O erro já fora cometido pelos seus antepassados, que colocaram toda a sua atenção nos aspetos exteriores. Seguir fielmente a Lei, para os líderes judeus, significava obedecer a todas as normas. Desrespeitar tais normas significava ser colocado numa situação de marginalização. Jesus vai mais longe ao afirmar que estas exterioridades, estão longe de mudar o que mais importa: o interior do homem. Esta critica de Jesus, serve duplamente para a nossa reflexão. antes de mais, para ver se a nossa prática religiosa não é condicionada por este obedecer a aspetos exteriores. Jesus no evangelho de Mateus (23) não se opõe aos aspetos exteriores, mas diz que tais aspetos devem ser acompanhados pela vida concreta do dia a dia. assim, podemos colher a ocasião para rever se estamos condicionados a obedecer apenas a uma série de costumes e normas, mas cuja obediência não reflete o nosso viver. É uma oportunidade, também, para ver se estamos ou não a viver num mundo de aparências. Hoje está tão na moda querer mostrar algo que muitas vezes não é verdadeiro, mas que se deseja passar como o sendo, corre-se atrás das aparências. Cuidado! Pode estar-se a construir castelos de areia, que, depois, o vento e a chuva se encarregaram de destruir. InterioridadesO convite de Jesus é para que a prioridade seja o interior. Isto é, a preocupação deverá ser com o que está dentro da pessoa. Jesus usa como exemplo os alimentos, os quais vindo do exterior não tornam impura a pessoa, mas sim o que sai do interior da pessoa é que a torna impura. É fácil entender que a preocupação de Jesus é o interior da pessoa, isto é, o seu coração. Toda a prática religiosa deve ser realizada em vista de uma mudança do coração. Ou seja, deve visar uma mudança de vida, para que seja cada vez mais semelhante à vida de Jesus. É no interior do nosso coração que nasce a conversão da vida. Logo uma prática que privilegie unicamente o exterior e que não tenha consequências no interior da pessoa, será uma prática sem utilidade. Uma verdadeira prática leva à conversão, tornando-a mais semelhante a Jesus. a lógica apresentada por Jesus parece estar muito distante do que hoje é proposto como sendo o mais válido. Cabe a cada um de nós escolher a melhor parte.