as férias do Papa em Castelgandolfo não são só descanso. São consagradas à leitura e à escrita. Em primeira linha está a preparação do seu próximo livro sobre os Evangelhos da Infância de Jesus e a quarta encí­clica do seu pontificado
as férias do Papa em Castelgandolfo não são só descanso. São consagradas à leitura e à escrita. Em primeira linha está a preparação do seu próximo livro sobre os Evangelhos da Infância de Jesus e a quarta encí­clica do seu pontificadoalém destes dois assuntos tão importantes, tem sobre a sua secretária a preparação de meia dúzia de discursos que pronunciará na sua deslocação ao Líbano em meados de setembro. a situação caótica da vizinha Síria e os últimos acontecimentos do Líbano não travam o desejo do Santo Padre de visitar esse país que, apesar da sua longa tradição católica, tem sofrido alguns revezes nos últimos tempos.

a rádio vaticana tem também noticiado que o Papa está a preparar igualmente o Sínodo dos bispos que iniciará os seus trabalhos durante o mês de Outubro. O ano da Fé que vai iniciar precisamente nesse mês é outro assunto importante da sua reflexão. Mas é sobretudo a publicação do terceiro volume da sua série sobre Jesus de Nazaré que o tem ocupado dum modo especial. a obra, dedicada aos Evangelhos da Infância de Cristo, está praticamente pronta, mas poderá sair só no próximo Outono, quando estiverem preparadas as traduções nas principais línguas de difusão.
De acordo com as últimas declarações do cardeal Tarcisio Bertone, o número dois da Santa Sé, Bento XVI estaria também a escrever a sua quarta encíclica. Prevê-se que essa Carta pastoral tenha como argumento principal o ano da Fé, que será lançado precisamente em Outubro. até hoje, o Papa escreveu três grandes encíclicas: Deus Caritas est (Deus é amor) em 2005, Spe Salvi (Salvos na esperança) em 2007 e Caritas in veritate (o amor na verdade), em 2009. Depois das virtudes teologais da Caridade e da Esperança, é lógico pensar que a próxima encíclica será sobre a Fé, a terceira destas virtudes.