a ilha de Fidel Castro inicia em outubro o processo que levará à renovação da assembleia do poder popular, encarregada de designar o presidente cubano. Nas eleições municipais, 200 mil jovens votam pela primeira vez
a ilha de Fidel Castro inicia em outubro o processo que levará à renovação da assembleia do poder popular, encarregada de designar o presidente cubano. Nas eleições municipais, 200 mil jovens votam pela primeira vezCerca de 8,5 milhões de cubanos, dos 11,2 milhões de habitantes, vão às urnas para as eleições municipais, que terão lugar em outubro. O porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Julio Torres, anunciou aos órgãos de comunicação locais a decisão do Conselho de Estado de convocar eleições para 21 de outubro. O escrutínio destina-se a eleger os conselheiros municipais, primeira etapa do processo que levará à renovação da assembleia do poder popular, em data ainda a fixar-se. Caberá a este novo parlamento a tarefa de designar o novo presidente do país.

a lei cubana determina que têm direito de voto todos os cidadãos cubanos, que tenham completado 16 anos, e os residentes permanentes na ilha desde há dois anos.com uma única formação política, oficialmente legalizada, o Partido Comunista de Cuba, a primeira fase do processo eleitoral prevê a escolha dos candidatos nominais nas 14. 500 circunscrições locais do país. Só depois terão lugar as eleições provinciais e nacionais que conduzirão à formação da assembleia da qual sairá o novo presidente.

À frente do país, depois de suceder ao irmão Fidel Castro, por motivos de saúde, Raúl Castro está a terminar o seu mandato de cinco anos, que iniciou em 24 de fevereiro 2008. a segunda fase do processo eleitoral está prevista para o primeiro trimestre de 2013. a CEN informou que organizou um sistema de contagem dos votos desenvolvido pela Universidade de ciências informáticas, que envolverá 75 mil operadores.