Mélí¨s Zenawi morreu na noite de 20 para 21 de agosto. as causas da morte ainda não são conhecidas oficialmente, mas o governante estava internado no hospital e não aparecia em público desde o mês de junho
Mélí¨s Zenawi morreu na noite de 20 para 21 de agosto. as causas da morte ainda não são conhecidas oficialmente, mas o governante estava internado no hospital e não aparecia em público desde o mês de junho O primeiro-ministro Mélés Zenawi faleceu ontem, cerca da meia-noite, anunciou o porta-voz do governo etíope Bereket Simon. Ele estava a recuperar bem, mas de repente passou-se algo que ele teve de ser levado de urgência para uma unidade de cuidados intensivos e não conseguiram mantê-lo em vida, acrescentou o porta-voz. Os rumores que circulavam sobre Mélés Zenawi, de 57 anos, no poder desde 1991, verificaram-se verdadeiros ao menos num ponto: o seu estado de saúde era crítico. Desde o mês de junho não aparecia em público e fontes diplomáticas tinham afirmado, em 18 de julho, que ele se encontrava hospitalizado entre a vida e a morte em Bruxelas, Bélgica. Bereket Simon não deu qualquer indicação sobre as circunstâncias da morte do primeiro-ministro, mas informou que ele se encontrava no estrangeiro, no momento da sua morte, sem precisar onde. a Etiópia está agora confrontada com uma difícil situação de sucessão ao chefe de Estado. a constituição do país é omissa no que diz respeito a férias ou impedimento do chefe de governo, assim como sobre o processo de substituição. apenas o artigo 75 prevê que o vice primeiro-ministro assuma o lugar em nome do primeiro-ministro na sua ausência.
Mélés Zenawi era um dos chefes mais influentes da África. assumiu o poder como líder dos rebeldes que derrubaram o comunista Mengistu Haile Mariam, líder da Junta Militar que controlou o país de 1974 a 1987. Tornou-se presidente da Etiópia, em 1991 e, em 1995, passou a ser o primeiro-ministro, cargo que ocupava até hoje.