Bento XVI referiu-se às “grandes esperanças” que a viagem à Polónia do patriarca russo suscitou, falando aos fiéis em Castelgandolfo, antes da oração do angelus. ao comentar o discurso de Cristo em Cafarnaum, afirmou que Ele “não procurava consensos”
Bento XVI referiu-se às “grandes esperanças” que a viagem à Polónia do patriarca russo suscitou, falando aos fiéis em Castelgandolfo, antes da oração do angelus. ao comentar o discurso de Cristo em Cafarnaum, afirmou que Ele “não procurava consensos”O Papa convidou os fiéis a deixarem-se surpreender de novo pelas palavras de Cristo: Ele, grão de trigo semeado nos sulcos da história, é a primícia da nova humanidade, libertada da corrução do pecado e da morte. Citando o texto evangélico do discurso de Jesus em Cafarnaum, o Santo Padre afirmou que Jesus não era um Messias que aspirasse a um trono terreno. Não procurava consensos para conquistarJerusalém.com as suas palavras, o Mestre desiludiu as multidões, incitando os seus discípulos a definirem-se.

Depois da oração do angelus, o Papa lembrou a viagem do Patriarca Kirill à Polónia, referindo-se à importância da visita. Bento XVI expressou a sua satisfação e alegria pela mensagem assinada pelo Patriarca ortodoxo russo e pela a Igreja católica da Polónia, destacando que ela é motivo de esperança para o futuro.

Saudando os peregrinos de língua polaca, o Papa lembrou que o programa da visita compreendeu também encontros com os bispos católicos. a declaração comum do Patriarca Kirill e do presidente da Conferência Episcopal polaca, o arcebispo Jozef Michalik, é uma oportunidade para fazer crescer a união fraterna e colaborar para difundir os valores evangélicos no mundo contemporâneo.