Bendigo o Senhor a todo o momento! Deus é a minha glória. Quem de vós deseja viver? – interroga o salmo responsorial da Eucaristia do 20º domingo do tempo comum
Bendigo o Senhor a todo o momento! Deus é a minha glória. Quem de vós deseja viver? – interroga o salmo responsorial da Eucaristia do 20º domingo do tempo comum a páscoa dos judeus comemorava a sua libertação da escravatura e do anonimato num país estrangeiro. Não é preciso fazermos grandes reflexões para vermos que na sociedade dos nossos dias também existem muitas espécies de escravatura – físicas, psicológicas, espirituais, morais – que tornam tantas pessoas anónimas, subjugadas no seu íntimo, na sua maneira de viver a vida e enquanto membros da família humana. a Eucaristia que Cristo nos deu como precioso dom de si mesmo produz em nós a redenção, a libertação, e nela nos tornamos dom jubiloso de liberdade para toda a família humana: no indivíduo que dignamente recebe a Eucaristia ressuscita a humanidade para uma união íntima como o seu Criador e Salvador. Eucaristia, comer a carne e beber o sangue de Cristo: não pode haver união mais íntima do que esta. Cristo encarnado no seio da sempre Virgem Mãe, Cristo sofredor na sua paixão e morte, Cristo gloriosamente ressuscitado: tudo isto recebemos na Eucaristia. Ela dá-nos uma maneira nova de viver: Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim, aquele Cristo que me amou e a si msmo se entregou por mim, confessava São Paulo na sua Carta aos Gálatas (2,20). O cristão eucarístico volta a ser o que eram adão e Eva antes de rejeitarem o direito divino de decidir o que é bem e o que é mal. ao viver com a criança no seu seio, a mulher vive numa união perfeita com aquele/a que vai dar à luz. Na Eucaristia, Cristo dá-se a si próprio à luz naquele/a que o recebe no seu coração, na sua vida. Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue, diz o Senhor. E Cristo não só nos dá licença para o recebermos, mas proclama no evangelho de hoje: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu o/a ressuscitarei no último dia Quem me come, viverá eternamente.

as palavras ditas por Cristo e referidas no evangelho da Eucaristia do 20º domingo comum: Quem come a minha carne quem bebe o meu sangue quem come deste Pão, não são pronomes indefinidos: O quem refere-se à nossa pessoa, a cada fiel que na comunhão se deixa encarnar em Jesus – e em quem Jesus se encarna. Quem melhor que a Virgem compreendeu essa encarnação? Seja ela a nossa guia e mestra que nos ajuda a viver esta encarnação.

Dia 22 de agosto: Memória da Virgem Santa Maria, Rainha. Elevada ao céu depois da sua vida terrena, está a Virgem Santa Maria no Céu ao pé do seu Filho que a coroou Rainha do universo. Grande é a nossa alegria por esta grande glória de Maria.