Mais de 435 mil pessoas estão deslocadas, enquanto o Mali enfrenta uma emergência humanitária complexa devido à insegurança alimentar e a conflitos, segundo um novo relatório divulgado pela agência de assistência das Nações Unidas
Mais de 435 mil pessoas estão deslocadas, enquanto o Mali enfrenta uma emergência humanitária complexa devido à insegurança alimentar e a conflitos, segundo um novo relatório divulgado pela agência de assistência das Nações UnidasUm relatório elaborado pelo Gabinete para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa) afirma que, das 435 mil pessoas deslocadas no Mali, quase 262 mil se inscreveram na ONU como refugiados nos países vizinhos, incluindo o Níger, o Burkina Faso e a argélia, enquanto cerca de 174 mil são deslocados internos nas cidades de Timbuktu, Gao e Kidal, no Norte do país.
Em janeiro, combates entre forças governamentais e rebeldes tuaregues eclodiram no Norte do Mali. a instabilidade e a insegurança decorrente dos novos confrontos, bem como a proliferação de grupos armados na região e a instabilidade política, na sequência de um golpe de Estado militar em março, levaram a esta deslocação maciça.
O Mali está ainda localizado na região do Sahel, uma faixa semi-árida que cruzando o norte da África, exposta a um risco de fome. O conflito, juntamente com a insegurança alimentar, levou a uma emergência humanitária complexa, afirma o relatório.