antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima, preside à celebração da Eucaristia em honra do padroeiro da diocese, Santo agostinho. a celebração terá lugar a 28 de agosto próximo, na igreja com o nome do santo, em Leiria, às 21 horas
antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima, preside à celebração da Eucaristia em honra do padroeiro da diocese, Santo agostinho. a celebração terá lugar a 28 de agosto próximo, na igreja com o nome do santo, em Leiria, às 21 horasCelebrar juntos a liturgia eucarística em honra do padroeiro, ao redor do bispo e do mesmo altar, contribui para exprimir e alimentar a comunhão na mesma fé e a consciência de pertencer ao mesmo corpo de Cristo, à comunidade diocesana, refere um comunicado da diocese, assinado pelo vigário geral, padre Jorge Guarda.

São convidados a participar na celebração todos os fiéis diocesanos que desejem honrar este santo padroeiro da Diocese. Em particular, quantos estão mais empenhados na vida desta Igreja local de Leiria-Fátima: sacerdotes, religiosos e religiosas e os leigos que colaboram na ação apostólica. E acrescenta: ajuda-nos a aprofundar a identificação com o santo padroeiro, a conhecer melhor o seu carisma e a herança espiritual e doutrinal que nos deixou, e a contar com a sua intercessão junto de Deus em nosso favor.

O santo bispo de Hipona é padroeiro de Leiria-Fátima e foi adotado como tal, em 1918, aquando da restauração da diocese. a escolha tem a ver com o facto de Leiria ter sido, do século II ao ano de 1545, uma vigararia do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, da Ordem de Santo agostinho. Correspondendo ao pedido do bispo da diocese, o Papa João XXIII, em documento de 13 de dezembro de 1962, deu à Igreja de Leiria-Fátima dois padroeiros principais: manteve o anterior, Santo agostinho, e acrescentou Nossa Senhora de Fátima.