Mais de mil cidadãos da Cisjordânia, que vivem na região sul das colinas de Hebron, foram forçados a deixar as suas casas, depois das autoridades israelitas designarem a área como zona de fogo para treino militar
Mais de mil cidadãos da Cisjordânia, que vivem na região sul das colinas de Hebron, foram forçados a deixar as suas casas, depois das autoridades israelitas designarem a área como zona de fogo para treino militar a preocupação foi expressa por um responsável da ONU. Estas são já algumas das famílias mais vulneráveis “‹”‹na Cisjordânia – e serem forçosamente deslocadas das suas casas e terras tem um sério impacto imediato e a longo prazo sobre o seu bem-estar físico, sócio-económico e emocional, apontou o coordenador humanitário para os territórios palestinianos ocupados, Maxwell Gaylard.
Cerca de 18 por cento do território da Cisjordânia foi designado pelas autoridades israelitas como uma zona de treino. a maioria destas áreas estão localizadas na Área C destes territórios ocupados, sobre a qual Israel mantém o controlo total de segurança e planeamento.
Cerca de cinco mil palestinianos, a maioria beduínos e pastores, vivem em localidades agora designadas como zonas de tiro e enfrentam muitas restrições graves à sua liberdade de movimento, no acesso aos serviços básicos, como saúde e educação, e também estão sujeitos à violência e assédio por parte dos soldados.