O tema do pão acompanhar-nos-á durante vários domingos. Semelhante ao esquema do evangelho do domingo passado, o texto contém uma afirmação de Jesus que levou os judeus a murmurarem. Inicialmente criticada, a afirmação de Jesus será tida como inaceitável
O tema do pão acompanhar-nos-á durante vários domingos. Semelhante ao esquema do evangelho do domingo passado, o texto contém uma afirmação de Jesus que levou os judeus a murmurarem. Inicialmente criticada, a afirmação de Jesus será tida como inaceitávelEu sou o Pão vivo que desceu do Céu Jesus volta a insistir no tema do Pão, afirmando ser o Pão vivo que desceu do céu. Mas vai mais longe e afirma que este pão, que Ele vai oferecer, é a sua carne. Uma afirmação que os judeus consideraram incompreensível e inaceitável.como pode dar-nos a comer a sua carne? Os estudiosos da Bíblia acreditam que a reflexão que nos apresenta o evangelho deste domingo, dificilmente terá sido pronunciada nesta ocasião, pois o contexto está claramente ligado à eucaristia, evento que aconteceria mais tarde, logo um discurso que parece quase fora do contexto. O evangelista João terá mudado estas palavras para este contexto, pois no relato da eucaristia, João segue um esquema diferente dos outros evangelistas.como estas palavras eram fundamentais para a comunidade cristã, o evangelista transportou-as para este contexto.
Carne e sangue para a vida eterna apesar da objeção das autoridades religiosas do seu tempo, Jesus volta a insistir que este pão, que é a sua carne, é o verdadeiro alimento, o único que dá a vida. Recusar tal alimento, é recusar a vida que Jesus tem para oferecer. Mas, o que significa que Jesus dá a sua carne como alimento? a carne representa a realidade com que Jesus se manifestou à humanidade, assim, a carne é a presença real de Jesus, com os seus gestos, as suas atitudes, o seu jeito de viver, de amar. Jesus, uma vez mais, insiste no tema, afirmando que para além da carne, também o sangue será a verdadeira bebida. Claramente estamos dentro do contexto da eucaristia, um discurso que Jesus dirige, de modo especial, aos seus discípulos para que deixem de se preocupar com o que não sacia, para se concentrarem no verdadeiro alimento e na verdadeira bebida que são a carne e o sangue de Jesus.

Comunhão Comer a carne de Jesus e beber o seu sangue é estar em comunhão com Jesus. Esta comunhão realiza-se quando os discípulos, alimentados por Jesus, se tornarem seus imitadores na sua vida concreta do dia a dia, ou seja, quando os discípulos imitarem os gestos, as ações, as palavras de Jesus nas suas vidas. assim, a verdadeira comunhão acontece quando se coloca em prática na vida o alimento recebido. Não o fazer é empobrecer o alimento. Os discípulos de Jesus são chamados a viverem comprometidos em realizar, já aqui e agora, o projeto do Reino de Deus.
Eucaristia Em cada domingo, como cristãos, celebramos a eucaristia, onde atualizamos os gestos realizados por Jesus com o grupo dos discípulos e recebemos o alimento que dá a verdadeira vida. Será agora tempo de nos questionarmos: será que tenho vivido de acordo com esse alimento na minha vida? Estou comprometido com o projeto de Deus ou com os meus projetos pessoais?