«Timor-Leste já percorreu um longo caminho. Vocês têm muito em que se orgulhar». O secretário-Geral da ONU esteve reunido com o Presidente Taur Matan Ruak, em Dí­li. Depois deixou elogios pelo processo político da independência
«Timor-Leste já percorreu um longo caminho. Vocês têm muito em que se orgulhar». O secretário-Geral da ONU esteve reunido com o Presidente Taur Matan Ruak, em Dí­li. Depois deixou elogios pelo processo político da independênciaBan Ki-moon elogiou o povo timorense pelo progresso que fez em dez anos após a restauração do país de independência, aplaudindo o Governo pela consolidação do setor da segurança, que permitirá às autoridades serem capazes de proteger o país, agora que a missão de paz das Nações Unidas se prepara para sair no final do ano.
Em maio passado, Timor-Leste celebrou o seu 10 º aniversário da sua independência em 2002. as comemorações desta independência, depois de mais de 20 anos de ocupação indonésia, coincidiu com a tomada de posse de Matan Ruak, que venceu as eleições presidenciais em abril. O país também realizou eleições legislativas no mês passado, que decorreram em grande parte de forma pacífica e de forma ordenada, de acordo com os observadores internacionais.
Saúdo todos os timorenses pelo sucesso das eleições presidenciais e legislativas no início deste ano. O processo [eleitoral] pacífico e ordeiro reflete o compromisso forte de Timor-Leste com a democracia, a estabilidade e a unidade nacional, rematou Ki-moon.