Dirigindo-se aos milhares de peregrinos presentes no Santuário de Fátima, o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, propôs aos católicos uma “maratona de amor” para derrotar qualquer tipo de aborto, violência doméstica e rede de tráfico humano
Dirigindo-se aos milhares de peregrinos presentes no Santuário de Fátima, o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, propôs aos católicos uma “maratona de amor” para derrotar qualquer tipo de aborto, violência doméstica e rede de tráfico humanoO prelado não poupou o capitalismo desgovernado, a justiça negociada, a saúde economizada e a educação parcial. Durante a homilia na última eucaristia da peregrinação de 13 de agosto, sustentou que a maratona deste amor levará também à derrota de qualquer tipo de idolatria, superstição, secularismo, ateísmo ou indiferença religiosa, refere a agência Lusa. aos peregrinos o arcebispo disse que compete às comunidades portuguesas no estrangeiro acolher os novos emigrantes e exortou os católicos a serem solidários com os imigrantes.

Jorge Ortiga Lembrou aos emigrantes que devem transportar na bagagem a fé que receberam, contaminando um mundo indiferente e agnóstico. O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana garantiu aos migrantes presentes no santuário de Fátima que a Igreja Católica reconhece as saudades familiares, as injustiças profissionais, as discriminações sociais e os sacrifícios anti-humanos originadas por uma crise económica mundial pela qual não foram responsáveis. O arcebispo de Braga citou Os Lusíadas para desafiar os cristãos a serem atrevidos e a pautar a sua diferença num mundo pluralista e tentador, ousando mostrar a possibilidade de um mundo diferente.

a reitoria do santuário informou que, no domingo, 153 pessoas foram atendidas no seu posto de socorros em Fátima. Outras 114 foram admitidas à Benção dos Doentes e 287 fiéis foram acolhidos no serviço de Lava-Pés, tendo sido realizadas 1. 495 confissões em português. Na missa da peregrinação aniversária de agosto, inscreveram-se 36 grupos de 15 países. Concelebraram a eucaristia 130 sacerdotes e quatro bispos, para além do presidente da peregrinação.