Ministro indiano do estado de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, provoca indignação ao afirmar que os burocratas podem roubar um pouco, desde que trabalhem bastante. No país são frequentes os escândalos de corrupção entre governantes
Ministro indiano do estado de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, provoca indignação ao afirmar que os burocratas podem roubar um pouco, desde que trabalhem bastante. No país são frequentes os escândalos de corrupção entre governantesSe alguém trabalhar bastante e colocar coração e alma nisso… , então pode roubar um pouco, afirmou Shivpal Singh Yadav, num encontro de autoridades locais. Desde que não seja um bandido, acrescentou. a televisão local registou a afirmação, pelo menos, bizarra do ministro, tendo-a transmitido para todo o pais. ao aperceber-se da gafe cometida, o referido político, ministro das Obras Públicas, do Partido Samajwadi, do governo do Estado, convocou uma conferência de imprensa, para tentar controlar os danos.

Shivpal Singh Yadav defendeu-se, acusando o jornalista de ter retirado as suas palavras do contexto de um debate sobre o modo de combater a corrupção. Naquele evento, os meios de comunicação não tinham autorização para entrar. Não sei como entraram. E, se entraram furtivamente, toda a discussão deveria ter saído transmitida e não apenas uma parte, arguiu o ministro.

Em 2011, milhões de indianos da classe média urbana protestaram nas ruas das cidades da Índia contra a corrupção do governo. apesar do próprio primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, ter sido acusado de envolvimento em escândalos de desvio de dinheiro público, as manifestações anti-corrupção perderam a força e não tiveram repercussões assinaláveis.