“Saboreai e vede como o Senhor é bom… Contemplai-o e ficareis radiantes”, reza o salmo responsorial na Eucaristia do 19º domingo do tempo comum
“Saboreai e vede como o Senhor é bom… Contemplai-o e ficareis radiantes”, reza o salmo responsorial na Eucaristia do 19º domingo do tempo comumDecorreram em Londres nas últimas semanas os Jogos Olímpicos, onde se reuniram jovens e menos jovens de todas as partes do mundo. Todos tinham algo em comum. Em todos os corações brilhavam esperanças de vitória, de medalhas, de renome e fama, para si próprios e para os seus países. a propósito, são interessantes as palavras da primeira Carta de São Paulo aos Coríntios acerca dos jogos: Não sabeis que os que correm no estádio correm todos, mas só um ganha o prémio? (1 Cor 9,24). Todos os participantes no espetacular evento de Londres obedeceram às seguintes palavras do mesmo apóstolo Paulo: Correi todos de maneira a ganhar (ibidem). Muitos foram os sonhos que se concretizaram, mas houve esperanças que não se eclipsaram ou foram adiadas para encontros futuros. Foi bonito ver tantos seres humanos de todas as latitudes da nossa Mãe Terra juntarem-se e correrem todos para a mesma meta que é a fraternidade universal.

No evangelho do 19º domingo, fala-nos Cristo noutra espécie de corrida. Diz-nos Ele: Todos serão instruídos por Deus e todos aqueles que escutam a voz do Pai e recebem o seu ensino, vêm a mim. Correr para Jesus Cristo é correr para a vida, quer dizer, para a libertação de problemas aqui na terra, uma vida sã e confiante e, depois, a vida que não terá fim. Não serão apenas três os pódios dos jogos da libertação e da vida. Todos os que aceitam esta instrução do Pai e correm para Cristo, todos essas e esses estarão no pódio das vitórias que não passam. Mais ainda, esse mesmo Cristo será o alimento que dará força para ganhar a corrida da vida, como Ele mesmo afirma: Eu sou o Pão da vida; e quem me comer a mim que sou o Pão do Céu, não morrerá jamais, mas viverá eternamente.

a primeira leitura dá-nos um bom exemplo do que acontece a quem aceita a palavra de Deus. Odiado e perseguido com ameaças de morte, fugiu o profeta Elias para o deserto e pediu a morte a Deus. a resposta divina é típica do amor à vida que Ele tem para com os seus filhos e filhas. Por meio de um anjo, colocou o Senhor ao pé de Elias pão e água.comeu Elias e bebeu e, na força dessa comida e bebida, caminhou 40 dias e 40 noites para o monte Horeb, o monte de Deus, onde o Senhor o esperava. Cá para nós, quer isto dizer: fraqueza e crises humanas, perseguições mesmo, pode ele haver muitas. Mas a quem faz das tripas coração e avança para o monte de Deus, lá encontrará a libertação e a vida. Testemunha o autor do salmo responsorial: Este pobre gritou, e Deus ouviu-me, e livrou-me de toda a ansiedade.comigo proclamai a grandeza do Senhor. Corramos, libertemo-nos, e vivamos sem peias a nossa vida aleluia!