No final de um encontro fundamental para resolver questões pendentes, antes do fim do atual período de transição, um enviado das Nações Unidas apelou a todos os intervenientes para garantirem que as tarefas em falta são concluí­das em duas semanas
No final de um encontro fundamental para resolver questões pendentes, antes do fim do atual período de transição, um enviado das Nações Unidas apelou a todos os intervenientes para garantirem que as tarefas em falta são concluí­das em duas semanasO representante especial do secretário-geral e responsável do gabinete político das Nações Unidas para a Somália (UNPOS), augustine Mahiga saudou o consenso alcançado na reunião dos signatários do roteiro de transição, que decorreu no fim de semana, bem como o seu resultado. Mas Mahiga expressou a sua preocupação com o tempo que levou para ultrapassar questões-chave.
O tempo urge. O processo não pode sofrer mais nenhum atraso, disse o representante especial. agora que estas discussões estão feitas exorto todas as partes a concentrarem toda a sua energia em completar as tarefas que faltam no tempo previsto, como se têm publicamente comprometido a fazer.
Depois de décadas de guerra, a Somália tem passado por um processo de paz e de reconciliação nacional, com as instituições federais de transição do país a implementarem atualmente um roteiro para o fim da transição, elaborado em setembro do ano passado.