Na tarde de hoje, 6 de julho, o cardeal Luís Tettamanzi presidirá a uma missa solene, na basílica de São Pedro, em sufrágio do Servo de Deus, o Papa Paulo VI, no 34° aniversário da sua morte. Foi o primeiro Papa a visitar a Terra Santa
Na tarde de hoje, 6 de julho, o cardeal Luís Tettamanzi presidirá a uma missa solene, na basílica de São Pedro, em sufrágio do Servo de Deus, o Papa Paulo VI, no 34° aniversário da sua morte. Foi o primeiro Papa a visitar a Terra Santa a sala de imprensa do Vaticano anuncia que concelebrarão a Eucaristia os cardeais presentes em Roma, vários arcebispos e bispos, assim como diversos sacerdotes. Na celebração estará presente uma delegação do país natal de Giovanni Battista Montini, Concesio, Itália, presidida pelo pároco juntamente com a autoridade municipal.

Paulo VI foi o 262º Papa da história da Igreja. Filho de um advogado e jornalista, Giorgio Montini, que foi deptado do Partido Popular Italiano, em três legislaturas, e de Giuditta alghisi, o futuro pontífice colaborou na Secretaria de Estado com Pio XI e Pio XII. Nomeado arcebispo de Milão em 1954, aí permaneceu até que, em 1963, à morte de João XXIII, o conclave dos cardeais o elegeu Papa.

Foi o primeiro Papa que visitou a Terra Santa, em 1964, aboliu a tiara e o índice dos livros proibidos, confirmou o celibato sacerdotal e afirmou a doutrina da Igreja sobre moral sexual e matrimonial. Promulgou sete encíclicas, entre as quais a Ecclesiam suam, Populorum progressio, Sacerdotalis Caelibatus e Humanae vitae.