O Sudão do Sul vai reativar a produção de petróleo, depois de chegar a acordo com o Sudão sobre a expropriação petrolí­fera. O acordo foi anunciado pelo mediador da União africana, Thabo Mbeki, no passado sábado, 3 de julho
O Sudão do Sul vai reativar a produção de petróleo, depois de chegar a acordo com o Sudão sobre a expropriação petrolí­fera. O acordo foi anunciado pelo mediador da União africana, Thabo Mbeki, no passado sábado, 3 de julhoas partes puseram-se de acordo sobre os detalhes financeiros ligados ao petróleo e, portanto, o acordo está feito, afirmou o sul-africano Thabo Mbeki, no final de uma reunião do Conselho de Paz e de Segurança da União africana (Ua), em addis abeba. Vai sair o petróleo, exclamou, sem precisar quando. O que falta fazer, após o acordo alcançado, é discutir as próximas etapas, quando as companhias petrolíferas tiverem de se preparar para reativar a produção de petróleo e a exportação.

a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, em 2 de julho, numa breve visita a Juba, capital do Sudão do Sul, havia pedido aos dois países para que chegassem a um compromisso para resolver as divergências pendentes desde a independência do Sudão do Sul, em 9 de julho de 2011. a produção do petróleo do Sudão do Sul fora interrompida em janeiro passado. O Sul herdou três quartos dos recursos petrolíferos do Sudão, antes da divisão em dois países. Todavia depende dos oleodutos do norte para exportar o petróleo que produz.

Juba e Cartum não se tinham entendido quanto ao pagamento da passagem do petróleo do Sudão do Sul pelos oleodutos de Cartum. Face às divergências, o Norte decidiu cobrar diretamente a dívida, confiscando o ouro negro. a decisão provocou a fúria do Sul, que cortou o fluxo de petróleo.