Uma paz sustentável para o povo do Darfur está à vista, mas os desafios que esta região sudanesa ainda enfrenta são muitos. Permanece a necessidade de todas as partes continuarem centradas e comprometidas nessa pacificação
Uma paz sustentável para o povo do Darfur está à vista, mas os desafios que esta região sudanesa ainda enfrenta são muitos. Permanece a necessidade de todas as partes continuarem centradas e comprometidas nessa pacificaçãoHá ainda um longo caminho a percorrer. O progresso feito permanece frágil e é facilmente reversível, mas não se deve perder o foco, sublinhou esta terça-feira o representante especial conjunto da missão de paz da ONU/União africana no Darfur (UNaMID), Ibrahim Gambari.

O povo do Darfur tem sofrido muito e muito profundamente para permitirmos um qualquer retrocesso ou regressão. Em vez disso, devemos manter o foco determinado e empenhado em trazer progresso ao longo do caminho da paz e da reconciliação nesta região do Darfur, acrescentou numa apresentação ao Conselho de Segurança.
Gambari notou que os signatários do documento de Doha para a Paz no Darfu, um acordo assinado na capital do Qatar no ano passado, entre o Governo sudanês e o Movimento de Libertação rebelde e Justiça (LJM), fizeram um progresso notável para a sua implementação.