Os países devem cumprir com a moratória global em pesquisas que usem o ví­rus da peste bovina ao vivo para assegurar que essa doença mortal continua erradicada entre o gado
Os países devem cumprir com a moratória global em pesquisas que usem o ví­rus da peste bovina ao vivo para assegurar que essa doença mortal continua erradicada entre o gado a peste bovina foi eficazmente erradicada, mas pode existir algum material de vírus útil para o desenvolvimento de pesquisas ou de vacinas, sublinhou o veterinário-chefe da Organização para a alimentação e agricultura (FaO), Juan Lubroth. Este responsável notou que os países devem ter garantias absolutas de que este material é mantido só em alguns poucos laboratórios de alta segurança para evitar quaisquer riscos inaceitáveis”‹”‹.
Doença viral altamente contagiosa, a peste bovina não afeta diretamente os seres humanos, mas leva apenas alguns dias para que um animal doente morra, podendo acabar com rebanhos inteiros. O último surto conhecido ocorreu no Quénia em 2001.
a peste bovina foi declarada oficialmente erradicada pela FaO e pela Organização Mundial de Saúde animal (OIE) há um ano, ou seja, o vírus que causa esta doença destrutiva do gado já não circula em animais e existe apenas em laboratórios.