Cuba qualifica de «lamentável» acidente com dissidente no site oficial. Oswaldo Payá, destacado dissidente cubano, morreu em acidente na província de Granma, neste domingo, 22 de julho
Cuba qualifica de «lamentável» acidente com dissidente no site oficial. Oswaldo Payá, destacado dissidente cubano, morreu em acidente na província de Granma, neste domingo, 22 de julhoO opositor cubano Oswaldo Payá, um dos mais destacados líderes da dissidência interna de Cuba, morreu em consequência de um acidente de trânsito na província oriental de Granma. Uma funcionária do hospital Carlos Manuel de Céspedes da cidade de Bayamo confirmou a morte. Um porta-voz do arcebispado de Havana informou que o cardeal cubano Jaime Ortega falou com a esposa de Payá, que lhe confirmou a trágica notícia. Oswaldo Payá, de 60 anos, líder do Movimento Cristão Libertação, sofreu um acidente nas proximidades da cidade de Bayamo quando viajava com outras três pessoas.

O site oficial Cubadebate qualificou como lamentável o acidente de trânsito que vitimou o destacado opositor Oswaldo Payá, numa nota pouco habitual, em que garante que as autoridades do país averiguam as causas do acidente. a nota confirma que o acidente aconteceu às 13h50, na localidade conhecida como La Gavina, situada a 22 quilómetros da cidade de Bayamo, na província oriental de Granma.

O dissidente cubano foi o promotor do chamado Projeto Varela, que apresentou no Parlamento em 2002, apoiado por milhares de assinaturas e no qual propunha um referendo para uma transição democrática e pacífica da ilha. Em outubro de 2002, o Parlamento Europeu concedeu-lhe o prémio Sakarov para os Direitos Humanos e Liberdade de Pensamento, em reconhecimento pela sua luta pacífica a favor da transição de Cuba para a democracia.